Mascaras-Covid-19-Portugal-Sim utilize máscara.Melhor a máscara é óbrigatória!
Sugestão enviada para o Governo em devido tempo em Março. Para quem não me conhece, costumo fazer sugestões aos diversos governos sendo 70% das mesmas utilizadas.
Uma das propostas que seguiu para o governo via plataforma Gov.pt que funciona muito bem, actualmente.
...>>SUGESTÃO E PEDIDO DE REFLEXÃO
Andar ou não andar de máscara nas deslocações?
Foi sempre o que eu disse e escrevi, entre não andar ou andar é 100x preferível andar de máscara. Sugeri e incentivei o Governo, logo em Março, o uso massivo das máscaras.Nunca estive de acordo com a DGS. com a questão da falsa segurança apregoada, pois não é verdade, se estiver bem colocada. Também tenho formação em materiais. Além disso os primeiros países infectados utilizaram e continuam a usar massivamente as mascaras. Então vamos ao supermercado sem máscara? Vamos nos transportes sem máscara? O problema é que ou não há ou são caras e as pessoas não têm dinheiro para comprar máscaras. Somos um país pobre e que por vezes utiliza mal os seus recursos. Em França os médicos de família, já estão a passar receitas para os utentes passarem nas farmácias e levantarem as máscaras. Portugal terá de seguir este exemplo, ajudando os mais necessitados por exemplo com 3 máscaras por mês. No futuro todos nós teremos de andar de máscara quando saímos para ir a locais públicos autorizados. Falo como ex-industrial, com conhecimento deste assunto, sendo que toda a industria está habituada às máscaras.
UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS. SIM OU NÃO? 1000% A FAVOR. É preciso uma campanha nacional. Podemos é não ter essa capacidade económica.
Sim é verdade que há humidade na máscara
Sim é verdade que há uma forma correcta de a adaptar ao rosto e nomeadamente boca e nariz
Sim é verdade que pode dar a tal falsa sensação de segurança.
Mas tudo isso poderá ser resolvido via sensibilização num programa televisivo, via sites governamentais e via redes sociais. Sim sei que a máscara por si só não resolve, pois terá de ser num processo integrado com o isolamento social, mais a higiene pessoal e desinfecção.. Apesar disto e pesando os prós e contras sou a favor da máscara.
Espero que a utilização das máscaras acelere e que a DGS assuma uma campanha total. Mas sei reconhecer que as nossas empresas industriais, podem não ter preços para competir com a China. Fabricar máscaras em Portugal, economicamente é inviável, por outro lado deixa que estejamos dependentes estrategicamente da China, se a longo prazo isso vier a acontecer.. Toda a Europa está com o mesmo problema desta dependência que devia ser uma questão de saúde estratégica.. Precisamos de 50 milhões de máscaras para esta campanha de abrangência populacional. Umas terão de ser pagas pelos utilizadores e outras devem ser suportadas pela segurança social. Isto seria o ideal. Exemplos todas as pessoas que pagam IRS devem comprar a sua máscara e desempregados, Rsi, ou reformados até ao limiar de x devem aceder à máscara via médico de família/segurança social. Mesmo os desempregados com remuneração acima dum mínimo terão de pagar as suas mascaras. Parece que a França já começou com este modelo de ajuda.
Cordialmente e votos de sucesso com estas duas crises económica e biológica.
https://observador.pt/2020/03/31/maior-especialista-em-coronavirus-na-china-grande-erro-da-europa-e-nao-usarem-mascaras/?fbclid=IwAR2Pu1v-uYcaENLSbVXSDLhwFiJjMyLdvT_ngxGBk06pljjYv_MsLpTbzng
https://sos-riotejo.blogspot.com/2020/03/pandemia-covid-19-nossa-resiliencia.html
questões intrigantes: temos demasiado pessoal da saúde infectado e isso significa que o vírus ataca qualquer parte do corpo descoberta. Vejo na televisão médicos e enfermeiros com os braços descobertos. Não se conhece o virus.
sugestão para no futuro ninguém entrar num supermercado sem luvas e sem máscara. Questão quem paga as luvas? Penso que devia ser o supermercado....<<
É verdade que o Governo mudou de conceito e estratégia e agora já admite o uso generalizado de máscaras!. Perdeu-se demasiado tempo e admito que tenham morrido e sido infectadas pessoas desnecessariamente.
A verdade é que a própria directora geral da Saúde Drª Graça Freitas e Ministra da Saúde Marta Temido estavam pouco sensibilizadas para o assunto das máscaras.
Vou-me desviar ligeiramente de assunto para dizer o seguinte em caso de acidente grave na central nuclear em Almaraz será um massacre autentico, pois o nosso governo, não fez sensibilização para o efeito, não fez simulacros. As populações foram abandonadas e podem ser contaminadas cerca de 800.000 portugueses.
Portanto para concluir agora com esta pandemia da Covid-19 é igual, impreparação e comportamentos estranhos
das mar
Nota: Máscaras de tecido artesanais e laváveis. Portugal acordou tarde e vamos todos começar a fabricar máscaras. Ouço dizer coisas incríveis para colocar dentro duma máscara de tecido, mas informo que o tecido filtrante das máscaras tem um nome, chama-se TNT e está a um preço muito baixo de 3€ o 0,50 m2. Há pessoas e armazéns a vender este tecido. Todos estão a vender online Também acredito que este preço do tnt irá aumentar
questão...................em actualização e se conhece uma costureira que trabalhe barato deixo aqui o meu telefone 932366197 sebastiao.boss@hotmail.com ou facebook >de mattos sebastien<
Máscaras, máscaras de tecido, máscaras laváveis, Covid-19-Portugal, tecido TNT filtro para máscaras
#Demattossebastien